Manufatura
Originariamente, o trabalhador vendia sua força de trabalho ao capital por lhe faltarem os meios materiais para produzir umamercadoria. Agora, sua força individual de trabalho não funciona se não estiver vendida ao capital; para poder funcionar, ela necessita daquele centro social que só existe na fábrica docapitalista.
Na manufatura, o enriquecimento do trabalho coletivo e , por isso, do capital, em forças produtivas sociais, realiza-se as custas do empobrecimento da força produtiva dotrabalhador individual.
“A divisão do trabalho, em sua forma capitalista, não é mais do que um método particular de produzir a mais-valia, ou de fazer aumentar, à custa do operário, os lucrosdo capital – é o que chamam de riqueza nacional. Ás custas do trabalhador desenvolve-se a força coletiva do trabalho em prol do capitalista. Criam-se novas condições para assegurar adominação do capital sobre o trabalho. Essa forma de divisão do trabalho é uma fase necessária na formação econômica da sociedade, é um meio civilizado e refinado de exploração!”
ÉTICA A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boa...
FILOSOFIA MEDIEVAL É comum se ouvir falar em trevas e barbárie quando alguém se refere à Idade Média, por vezes com uma expressão de escárnio e desprezo. Ao contrário do que diz este preconceito herdado dos iluministas, tanto a filosofia quanto a ciência moderna devem muito à Idade Méd.
DEMOGRAFIA Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros