Manufatura
A furadeira mecânica é uma máquina operatriz derivada dos antigos tornos mecânicos. Estas máquinas juntamente ao torno mecânico deram origem a outras máquinas operatrizes como as fresadoras, e retíficas de cilindros.
Tipo de furadeiras
Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas se destacam as furadeiras horizontas, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais, as furadeiras radiais, as furadeiras manuais, furadeiras eletropneumáticas, automáticas e as furadeiras de avanço servo-acionadas.
Furadeira Horizontal
A nomenclatura é autoexplicativa. Estas máquinas estão montadas horizontalmente paralelas ao solo e fazem furos longitudinais paralelos ao solo também. Em geral são equipamentos de grandes dimensões que fazem furos de grande diâmetro em peças pesadas e de difícil manuseio, daí a necessidade de se utilizá-la no sentido horizontal.
Furadeira Industrial
São máquinas de grande porte e com muitos recursos, em geral possuem mesas de fixação de peças que se inclinam em diversos ângulos, além de serem mesas coordenadas. Em geral estas máquinas trabalham em três eixos, podendo fazer furos em quaisquer ângulos e posições.
Furadeira Vertical
São as furadeiras mais comuns encontradas em geral em qualquer estabelecimento metalúrgico. São compostas de uma base de fixação das peças à serem furadas, esta pode ou não ter uma morsa e uma mesa de coordenadas de deslocamento e inclinação das peças à serem furadas em três eixos. É semelhante à furadeira industrial, a única diferença são os recursos e tamanho do equipamento.
Furadeira Radial
É uma máquina operatriz semelhante às fresadoras, possui um cabeçote móvel radialmente em 360 graus horizontais, além de ter suporte de ferramentas (brocas) com inclinação variável em 360 graus verticais. Em geral possui uma mesa de coordenadas em três eixos (x,y,z), além de ter inclinações da mesa em 180 graus. A furadeira radial é uma máquina indispensável na moderna indústria metalúrgica. Foi a