manual pilotagem
PILOTAGEM
SUMÁRIO
A PILOTAGEM
1. O que é a Pilotagem
2. Objetivo da Pilotagem
3. o Piloto
3.1. Responsabilidades do Piloto
3.2. Formação do Piloto
PILOTAGEM PARALELA
PILOTAGEM DE EQUIPES NOVAS
ANEXOS
1. CADERNO DE PILOTAGEM – PILOTAGEM PARALELA
2. CADERNO DE PILOTAGEM – PILOTAGEM DE NOVAS EQUIPES
A PILOTAGEM
1. O que é a Pilotagem
A Pilotagem é o período de formação do Equipista e/ou da Equipe de Base, e corresponde à fase inicial da caminhada de um Equipista. Sendo um processo de formação, a Pilotagem levará o jovem que se propõe a viver o Espírito de Deus a ser construtor de sua história e da história de sua comunidade nas EJNS. Permitirá, como um cristão consciente, que ele opte por um carisma que o identifique.
A função inicial da Pilotagem é o processo de familiarização com a vida em comunidade, com o carisma das EJNS e com as orientações propostas pelo Movimento, que participa do serviço da Igreja. Por meio da Pilotagem, os jovens devem compreender que a vida comunitária é o lugar próprio para a vivência da fé, pois integra a sociedade e a Igreja, fazendo dos jovens objetos e agentes da solidariedade entre os homens.
Para isso, a base da Pilotagem está alicerçada no estudo dos Documentos de Base das EJNS, que apresentam o seu carisma, e do Manual das Equipes de Base, que demonstra a metodologia própria do Movimento. A Pilotagem tem de primar pela fidelidade ao carisma da EJNS. É essa fidelidade que assegura a unidade do Movimento.
Nesta fase, os jovens convidados a participar das EJNS aprendem a proposta de busca de santidade que o Movimento apresenta, e começam a entender os objetivos da vida em comunidade proposta pelo Movimento, como um caminho para que o jovem cristão viva o amor, a felicidade e a santidade.
Assim, o jovem começa a partilhar com todos os Equipistas o carisma do Movimento das EJNS, com a consciência de que a Equipe é um organismo vivo, dinâmico, habitado pelo