governo de FHC
Nome:
RA: 812336 Sala/Bloco: 5ª
Curso: Relações Internacionais e Comércio Exterior
O governo de FHC
A carta escrita por Theotonio dos Santos para Fernando Henrique Cardoso descreve os diversos erros cometidos pelo ex-presidente durante seus oitos anos no poder. Os malefícios que tais erros provocaram e ainda provocam nos dias de hoje em diferentes áreas da economia brasileira.
Em carta Theotonio descreve a reprovação que Fernando Henrique obteve da população ao deixar o poder, que foi de setenta e sete por cento enquanto Luís Inácio Lula da Silva só obteve quatro por cento de reprovação ao deixar o poder.
Os estudiosos já previam que o governo de FHC iria ser um fracasso por que as crenças nas quais se baseava para reger o país eram ilusionarias, assim surgindo mitos que mascaravam suas ações políticas que iam contra os interesses da população.
O primeiro mito foi o fortalecimento do real, em 1993 o mundo enfrentava uma crise econômica, a inflação dos países já ultrapassavam os dez por cento. Mas em 1994 o quadro se inverteu assim havendo uma queda na inflação. O real valia 0,85 centavos por dólar, valor enganador mantido pelo governo até 1998, o próprio FMI ordenou que houvesse uma desvalorização de pelo menos quarenta por cento do real, mas devido à época de eleição o ministro da economia se recusou a acata-lo. Quando Fernando Henrique facilitou o cambio o real se desvalorizou passando a valer 4,00 reais por dólar, mas essa não foi a única vez em que o real foi desvalorizado durante os oito anos de mandato de Fernando Henrique Cardoso, durante o período a moeda foi desvalorizada quatro vezes. Mesmo após a deflação mundial a inflação brasileira continuou sendo a maior do mundo, o real foi debilitado e desvalorizado devido à alta inflação brasileira e assim causando a crise brutal de 1999.
Segundo mito, exemplo de rigor fiscal, durante o governo de FHC houve um aumento da divida publica de 60 bilhões para 850 bilhões um