Manual de Boas Práticas de Fabricação de Iogurte
INTRODUÇÃO
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) e os Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO) constituem pré-requisitos para o Sistema APPCC e, em conjunto, formam a base da gestão da Segurança e Qualidade de uma empresa de alimentos.
O Projeto APPCC vem atuando no país desde 1998, levando às empresas de alimentos o conhecimento sobre o Sistema; a importância do mesmo para a sobrevivência no mercado globalizado e a necessidade de sua implantação para atender a legislação vigente no país e as exigências cada vez mais fortes dos clientes (distribuidores, consumidores e importadores).
Apesar do Projeto dar treinamento para os consultores e para os técnicos de empresas sobre as BPF e PPHO com materiais sobre as normas e as exigências específicas destas ferramentas, percebia-se a necessidade de um material e um treinamento específico para a implantação e implementação das mesmas na empresa, ou seja, um passo a passo semelhante ao que o Projeto preparou para a implantação do Sistema APPCC.
Assim, para aumentar o suporte técnico aos consultores e aos técnicos de empresa e facilitar a implantação, o Projeto elaborou o presente material baseado na experiência de implantação pelos consultores em pequenas empresas. Esta metodologia, aprimorada pela Equipo Técnico Nacional do Projeto APPCC (SENAI – Vassouras) constitui-se uma proposta para utilização em nível nacional. Certamente a Coordenação Técnica do Projeto, estará como sempre esteve, aberta a sugestões para melhoria contínua deste produto, o qual facilitará e muito o trabalho de implantação pelos Consultores e mesmo de auto-implantação pelas empresas.
Esse manual propicia:
- Implementar as Boas Práticas de Fabricação;
- Implementar os Procedimentos Padrões de Higiene Operacional;
- Elaborar o Manual de Boas Práticas de Fabricação;
- Elaborar os Procedimentos Padrões de Higiene Operacional;
VISÃO GERAL DA IMPLANTAÇÃO
O modelo proposto pelo