Desenvolvimento de uma Industria de Iorgute
Campus Universitário do Araguaia – Unidade II
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DESENVOLVIMENTO DE UMA INDÚSTRIA DE IOGURTE
Projeto elaborado para conclusão da disciplina de Microbiologia de
Alimentos e Higiene na Indústria de Alimentos.
Barra do Garças, Abril de 2013.
DOCENTE:
Keily Alves M. Oliveira
DISCENTES:
Anne Caroline Vilela Goncalves
Doris Urzedo Reimer Carmo
Lorranne Ferreira Neres
Pauleane Pereira Chagas
Samuel Morais Lira
Zibeon Francisco Borges
1. INTRODUÇÃO
O iogurte é um produto derivado do leite. É feito pela mistura do leite fermentado com vários outros ingredientes que promovem principalmente cor e sabor. Como ele é feito de leite, o iogurte é rico em nutriente como, proteínas, vitaminas e cálcio (contem mais cálcio que o próprio leite), além disso, ainda ajuda no processo digestivo.
Embora tenha sido produzido a milhares de anos, este produto se popularizou recentemente. Em meados de 1960, a adição de frutas ao produto com o objetivo de atenuar o seu sabor ácido buscava uma maior aceitação popular e, ao mesmo tempo, uma maior divulgação era dada às suas qualidades nutritivas e terapêuticas, levando a um considerável aumento no seu consumo.
A elaboração do iogurte é uma técnica que se expande cada vez mais no mundo inteiro, de preparo originalmente simples e que atualmente vem se transformando em um processo bastante sofisticado. Entretanto, com a rápida incorporação deste produto aos hábitos alimentares, a competição industrial desencadeou a busca de novos processos que possibilitem a redução dos custos de fabricação sem prejuízo da qualidade do produto.
Esse atributo é uma conseqüência, além das condições de fabricação, da qualidade, aspectos microbiológicos e