Selita
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentará informações sobre a empresa capixaba: Selita. A cooperativa surgiu para sanar problemas sócios econômicos do Município de Cachoeiro de Itapemirim, pois naquela época o leite era colhido, congelado e encaminhado para o Rio de Janeiro, não tendo assim um bom retorno para os produtores, que tiveram a iniciativa de criar a cooperativa ”Casa do cooperativismo do Espírito Santo”. A cooperativa tem por objetivo o estimulo ao desenvolvimento tecnológico e a defesa econômica dos seus associados, em consonância com as atividades e possibilidades da empresa, especialmente no que se refere a pecuária do leite. A selita é hoje uma das empresas mais importante para a economia do município de Cachoeiro de Itapemirim, criando oportunidade de empregos diretos e indiretos; mantendo um alto padrão de qualidade e tecnologia que começa no campo, onde os cooperados produzem o leite com muito esforço e dedicação, visando proporcionar aos consumidores produtos saudáveis, saborosos e confiáveis.
1
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é conhecer as estratégias desta cooperativa para o alcance do sucesso que é hoje. Conhecer como pequenos produtores com as mais variadas dificuldades possíveis, aceitaram o desafio e se comprometem a mudar de vida, se multiplicando e se surpreendendo a cada dia. Conhecer um sentimento em comum a todos os produtores, quando a propriedade começa a ter resultados e desperta nele e em toda sua família, a visão de que a sua propriedade pode produzir muito mais do que ele jamais imaginou. Conhecer a presença marcante da Selita na história deste Município e na vida de tantas pessoas.
2
1. CONTEXTO HISTÓRICO
Selita foi fundada em Cachoeiro de Itapemirim no Espírito Santo, no dia 22 de outubro de 1938, por 25 produtores rurais que queriam mudar a história do leite no Espírito Santo. Após uma reunião