algas
Ecológica
Importância ecológica das algas: As algas, por serem autótrofas fotossintetizantes, são a base das cadeias alimentares de ambientes aquáticos (são os produtores). São também responsáveis por ~90% da fotossíntese realizada no planeta, sendo assim, são responsáveis pela manutenção da quantidade de O2 presente na atmosfera (~21%).
Econômica
Algas na culinária
Em muitos países, principalmente no Oriente, as algas fazem parte da alimentação diária. Elas são fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais.
Fertilizantes e adubos
As algas podem ser utilizadas como uma forma de adubação natural e eficaz. Seus talos são ricos em minerais essenciais ao desenvolvimento das plantas, como o nitrogênio e o potássio.
Uso medicinal
O uso medicinal de algas na cura e prevenção de doenças faz parte da cultura milenar de muitos países, como China, Coréia e Japão. A eficácia de uma espécie de alga parda já foi reconhecida, pelo meio científico, no tratamento do bócio, doença que afeta o metabolismo do iodo.
Bactérias
Ecológica
As bactérias são decompositores após morrerem, animais, plantas e outros seres estes são decompostos por fungos e bactérias. Não só o corpo sem vida pode ser decomposto, mas também dejetos e secreções como urina, fezes são processados por bactérias. Estes organismos degradam a matéria orgânica sem vida em moléculas simples que são liberadas no ambiente e podem ser novamente utilizadas por outros seres.
Econômica
As bactérias possuem uma grande importância econômica nas industrias de laticínios ( produção de queijo e iorgutes) fabricação de vinagre,produção de remédios antibióticos e vitaminas.
Existem três tipos de bactérias que se destacam pela sua grande importância econômica,que são as :
Acetobacter, bactéria com uma grande habilidade em converter álcool (etanol) em acido acético na presença de ar,usadas na produção de vinagre.
Azotobacter fixa N2 não simbioticamente cresce numa variedade de carboidratos,alcoóis e