manual de boas pratica de fabricação
A edificação e as instalações da padaria e confeitaria possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção. O acesso às instalações é controlado e independente, não comum a outros usos.
O dimensionamento da edificação e das instalações é compatível com todas as operações. Existe separação entre as diferentes atividades por meios físicos de forma a evitar a contaminação cruzada.
Instalações físicas, como piso, parede e teto possuem revestimento liso, impermeável e lavável. São mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, entre outros, não transmitindo contaminantes aos alimentos.
As portas e janelas são mantidas ajustadas aos batentes. inclusive são providas de telas milimetradas para impedir o acesso de vetores e pragas urbanas. As telas são removíveis para facilitar a limpeza periódica.
As instalações são abastecidas de água corrente e dispõem de conexões com rede de esgoto. Os ralos são sifonados e as grelhas possuem dispositivo que permita o seu fechamento.
As caixas de gordura e de esgoto possuem dimensão compatível ao volume de resíduos, estando localizadas fora da área de preparação e armazenamento de alimentos e apresentam adequado estado de conservação e funcionamento.
As áreas internas e externas do estabelecimento são mantidas livres de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, não sendo permitida a presença de animais. A iluminação da área de preparação proporciona a visualização de forma que as atividades sejam realizadas sem comprometer a higiene e as características sensoriais dos alimentos. As luminárias localizadas sobre a área de preparação dos alimentos são apropriadas e estão protegidas