Manipulação
Meios de comunicação social
São todas as tecnologias de media, incluindo a internet, a televisão, os jornais e a rádio, que são usados para comunicação de massa. Através destes meios de comunicação temos acesso relativamente fácil, a uma vasta quantidade de informação, esta circula rapidamente através dos diferentes canais. Com este acesso fácil à informação podemos tomar decisões mais bem informados e também ter atitudes mais livre. Mas, “um indivíduo bem (in)formado é aquele que recebe livremente a informação e que a assimila e interioriza criticamente”. Mas será que todas as pessoas têm capacidade para interiorizar criticamente as mensagens veiculadas pelos media, sem se deixarem influenciar/manipular por elas?
As crianças e jovens como reagirão a este bombardear de informação? Conseguirão fazer uma verdadeira triagem ou deixar-se-ão influenciar/manipular?
Manipulação
O que é manipular?
Manipular equivale a manejar, dirigir, moldar.
Manipular significa procurar a adesão, apelando essencialmente a fatores emocionais.
Manipular é tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objetos, a fim de dominá-los facilmente.
Manipulador é aquele que quer vencer-nos sem nos convencer, aquele que nos quer seduzir para que aceitemos o que nos oferece.
O manipulador não respeita a nossa liberdade ele atua astutamente sobre nossos pensamentos a fim de moldar as nossas opiniões, levando-nos a tomar as decisões que favorecem os seus propósitos.
O termo “manipulação”, (Mario Stoppino), originalmente, era empregue para designar certas intervenções do homem na natureza, onde se manuseavam ou se tratavam fisicamente determinadas substâncias naturais com o intuito de lhes alterar a forma. Exemplo: os cereais. Ao longo dos anos, porém, o termo manipulação começou a ser utilizado mais no âmbito dos indivíduos, no qual um controla o outro sem o seu consentimento.
O manipulador trata o manipulado como se fosse uma coisa: maneja, dirige,