Lenin
Vladimir Ilyich Ulyanov(Lênin) em 22 de abril de 1870, na cidade de Simbirsk no Império Russo. Seu pai, um alto funcionário do governo russo, inspetor das escolas da província de Simbirsk, era um homem extremamente religioso que apoiava as reformas de Alexandre II e aconselhava os jovens a não cairem no radicalismo. Lênin nasceu em uma família de classe média. Ilya,o pai de Lênin, teve a classe social elevada para a nobreza russa por seu trabalho na burocracia do governo, e depois de ser nomeado diretor das escolas primárias de Simbirsk, em 1874, era tratado como "Vossa Excelência".
Como intelligentsia, a família Ulyanov educou seus filhos contra os males do seu tempo (violações dos direitos humanos, psicologia de escravidão, etc), e ensinou eles uma disposição para lutar pelos direitos iguais. Lênin, um estudante que gostava de jogar xadrez, também se tornou um leitor voraz.
O seu irmão, Alexandre Uilánov, aos 21 anos fazia parte de um grupo de estudantes niilistas em São Petersburgo. Ele integrou um grupo de extrema esquerda chamado Pervomartovtsi, o qual foi responsável pela tentativa de assassinato do czar Alexandre III. Uilánov foi preso juntamente com o restante do grupo, sendo condenado à morte em 1887, quando Lênin tinha apenas 17 anos. O ocorrido deixou Lênin muito impressionado e convencido de que o anarquismo não oferecia a melhor alternativa para se derrubar o czarismo na Rússia.
No mesmo ano da morte do irmão, Lênin começou a alterar o destino de sua vida. Em 1887 mudou-se para Kazan, onde foi cursar a faculdade de Direito. No decorrer dos estudos que o jovem Lênin teve contato com as ideologias que realmente marcariam suas ações futuras. E, principalmente, tornou-se um marxista. Após se formar, Lênin dedicou-se ao estudo dos problemas econômicos da Rússia, tendo como base orientadora os escritos de Marx e Engels.
Em 1895, Lênin foi preso por participar de um movimento que propagava ideias marxistas entre trabalhadores de fábricas