Neuronios espelho
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Psicofisiologia, foi-nos proposta a realização de um estudo sobre a demonstração, mais propriamente dito os neurónios-espelho e a influência dos mesmos na prática de actividade física.
Para isso, observou-se durante uma aula de aeróbica, a dificuldade que o praticante tem em realizar um simples exercício sem a demonstração prévia por parte do instrutor e, ao invés, a facilidade que o mesmo aluno tem em fazer o mesmo exercício depois deste ser executado pelo instrutor.
Este trabalho tem como objectivo verificar se os neurónios espelho influenciam, ou não, a prática da actividade física.
O método de recolha dos dados foi através da observação directa, sem participação na aula (outsider), num grupo de 10 praticantes da modalidade, sendo estes de ambos os sexos.
Assim sendo, para o nosso estudo escolhemos a modalidade de aeróbica num ginásio da região das Caldas da Rainha.
[pic]
Giacomo Rizzolatti
Giacomo Rizzolatti (nascido em 28 de abril de 1937) é um italiano Neurofisiologista que trabalha na Universidade de Parma, cientista sénior da equipa de pesquisa que descobriu os neurónios-espelho no frontal e no córtex parietal do macaco. Tem escrito vários artigos científicos sobre o tema e é um dos ex-presidentes da European Brain and Behaviour Society.
[pic]
Conceitos Principais
Palavras-Chave: Neurónios-Espelho, Actividade Física, Demonstração e Imitação
Neurónios-Espelho: Um neurónio espelho é um neurónio que imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar essa acção. A localização destes neurónios espelho no cérebro de humanos foi obtida através de exames de neuroimagem, ressonância magnética funcional e tomografia.
Estes neurónios podem ser importantes para o entendimento das acções de outras pessoas e para a aprendizagem de novas