Civilização grega
Os gregos desenvolveram uma civilização diferente de outros povos.
Isto porque eles eram humanistas , ou seja, se preocupavam com o ser humano, nos mais diferentes aspectos. Até alguns deuses gregos tinham características humanas.
Desenvolveram diversas áreas para a compreensão e valorização humana, como a filosofia, a história, a democracia, entre outras.
Chamavam a sim mesmo de Helenos, e seu território, Hélade.
Os gregos chamavam a outros povos de bárbaros.O relevo montanhoso e as dificuldades de comunicação contribuiu para impedir a unidade política da região.
Assim, os gregos se desenvolveram em cidades-estado, denominadas pólis .
A história da Grécia Antiga se divide em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.O Período Pré-Homérico ocorreu entre 2000 a.C e 900 a.C, aproximadamente.
Tribos de pastores nômades chegaram à Grécia em sucessivas ondas migratórias. Entre estas tribos estavam os aqueus, jônios, eólios e dórios.
Os aqueus desenvolveram a civilização micênica , absorvendo alguns aspectos culturais da civilização minóica .
A civilização minóica se desenvolveu na ilha de Creta, ao sul da Grécia. Seu nome deriva de Minos, como era conhecido o seu rei. Os minóicos são considerados talassocráticos , por terem desenvolvido forte poder marítimo.
Considera-se que os complexos palácios de Cnossos, capital cretense, deram origem ao mito do Minotauro.O Período Homérico ocorreu entre 900 a.C a 700 a.C, aproximadamente.
O nome deriva do poeta Homero, a quem se atribui a criação de dois famosos poemas: Ilíada e Odisséia . Estes poemas deram base para a compreensão deste período.
A Ilíada narra a guerra entre Grécia e Tróia (Ílion), na Ásia Menor. Por sua vez, a Odisséia narra o retorno de Ulisses (Odisseu) à sua terra natal.
Neste período, a vida na Grécia tinha por base a grande família, denominada Genos . No entanto, o crescimento da população e a falta de terras férteis fez estas comunidades