Manipulação
MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO JORNALISMO LOCAL
CAMPO GRANDE-MS
MARÇO-2014
MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO JORNALISMO LOCAL
Acadêmicos:
1. WILTON ROJAS DORADO– 6059010607
2. THATIELLY PEREIRA DA SILVA – 5945222431
3. ADRIANA XIMENES FRNAÇA - 6016362960
CAMPO GRANDE-MS
MARÇO – 2014
Mídia: Campo Grande News
Formato: Jornal impresso e online
URL: HTTP://www.campograndenews.com.br
Data Fundação: Março de 1998
Visualizações: 15 MILHÕES por MÊS (Fonte CampoGrandeNews.com.br)
Com base em estudos sobre a Ética em Jornalismo é possível constatar que o Código de Ética rege a conduta profissional do jornalista e dos veículos de comunicação. No entanto a cada dia que passa tem a leve impressão que tudo isso esta sendo abolido da prática profissional de alguns jornalistas e responsáveis por meios de comunicação atualmente integrados ao mercado de trabalho. Não é raro você ligar a televisão, abrir um site ou até comprar um jornal na banca do bairro e observar notícias que nos direciona a um tipo de pensamento ou de ideologia.
Parece estarmos vivendo uma em uma “pressa” na quantidade de divulgação das matérias e a ética do jornalista em si por vezes tem de ser deixada para trás, a fim de o jornalista não se ariscar a perder o emprego ou por medo de simplesmente não acatar a "ética" do veículo a que se trabalha. E é justamente nesta "ética" do veículo que se encontram os interesses que geralmente caminham em sentido contrário ao Código de Ética que rege a conduta moral e legal do jornalista.
A conseqüência do monopólio dos meios de comunicação, da pressa inerente ao jornalismo e repassar as informações, da briga acirrada e diária pela notícia exclusiva ou da guerra pela audiência é que os jornalistas e seus patrões, muitas vezes se afastam da conduta ética e oferecem ao público uma informação “crua” de má qualidade.
Baseando-se no art. 6º