Manipulação
Diferença entre manipulação e persuasão.
• A manipulação tem como principal objetivo uma prática abusiva do
discurso desvalorizando os fatores racionais e apelando a uma adesão emocional na medida em que obriga o recetor a aderir a uma determinada mensagem que o emissor pretende impor. Por outro lado, a persuasão tem como objetivo apenas provocar a adesão, apelando a fatores racionais e emocionais. Manipulação e persuasão
“Por meio de uma propaganda inteligente e constante, pode-se fazer crer que o céu é inferno e, inversamente, que a vida mais miserável é um verdadeiro paraíso.” - Adolf Hitler.
•O ditador Adolfo Hitler, foi o primeiro a integrar a retórica em gigantescos espetáculos de propaganda, produzindo um poderoso efeito hipnótico sobre os auditórios.
* retórica - é a arte de bem falar, mostrar capacidade de persuasão diante de um público para ganhar a sua causa. Estudo do discurso ou as técnicas de persuasão ou até mesmo de manipulação.
•Os discursos Hitler eram cuidadosamente ensaiados. Modelações no tom de voz, gestos dramáticos, olhares incisivos, e expressões faciais acentuavam os momentos mais importantes nos seus discursos.
•Hitler conseguiu ser uma pessoa muito persuasiva e até manipulativa através dos seus discursos e propaganda. Manipulação e os meios de comunicação em massa
• A manipulação pelos meios de comunicação em massa baseia-se na estratégia central de reduzir o mais possível a liberdade de ação do público, eliminando a sua capacidade crítica de discutir ou de resistir ao que lhe é proposto. As estratégias usadas têm como objetivo afetar emocionalmente e cognitivamente as relações que os indivíduos estabelecem entre si.
• A sociedade tem sido vítima da manipulação dos meios de comunicação em massa, como a internet, a televisão, os jornais, e a rádio.