manifesto comunista
O enfoque social é muito empregado e maçante em sua obra até porque seria o seu objetivo principal, induz o proletariado a organizar a sua classe social, lutar por seus direitos e converter o quadro de organização política, econômica e social em uma forma mais igualitária e humanista.
Seguindo os conceitos básicos de Marx, em sua obra, junto com Engels, “Manifesto do Partido Comunista” podemos encontrar alguns conceitos por ele formulado:
Classes
Para Marx o conceito de classe é muito importante, segundo eles sempre vão existir duas classes com preceitos distintos, uma que é dominada e a outra dominante. Na obra como exemplo temos o proletariado lutando por seus direitos e a burguesia impondo suas condições. Nos trechos a seguir a descrição de cada classe é demonstrada.
Capitalista
“Ser capitalista significa ocupar não somente uma posição pessoal, mas também uma posição social na produção. O capital é um produto coletivo: só pode ser posto em movimento pelos esforços combinados de muitos membros da sociedade, e mesmo, em última instância, pelos esforços combinados de todos os membros da sociedade.”
Proletariado
“O preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência necessária para que o operário viva como operário. Por conseguinte, o que o operário obtém com o seu trabalho é o estritamente necessário para a mera conservação e reprodução de sua vida. Não queremos de nenhum modo abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável à manutenção e à e