Macunaíma
O filme é uma adaptação do livro de Mário de Andrade ,que tem como base na pesquisa do alemão Koch-Gruberg , daí a definição de Macunaíma , como Makhu que quer dizer mau , e ima que significa grande , grande mau. A obra buscou romper o modelo de arte parnasiana.
2-Como se da a linguagem cinematográfica em Macunaíma?
É feita por metáforas , para retratar as realidades de uma outra forma , o filme é marcado por diversas músicas por cantores famosos como Roberto Carlos . Outra coisa importante é que nas cenas das ruas , não estão presentes figurantes , e varias pessoas ficam tentando aparecer no filme , mudando assim o enquadramento da cena.
3-Podemos considerar Macunaíma uma figura heróica ?
Não ele na verdade é um anti-herói , devido a suas atitudes ,mentiroso ,preguiçoso,e mau caráter.
4-O que revela o filme sobre o racismo?
O racismo é expresso na cena em que Jigue e Manape saem da cadeia , que um fala para o outro que “ branco correndo é campeão e preto correndo é ladrão” , e também depois que Macunaíma vira branco começa a ser mais aceito .
RESENHA DO FILME
Macunaíma é um “herói” mentiroso e preguiçoso . Ele representa a imagem do brasileiro.
Macunaíma nasce grande e começa a falar só depois dos seis anos por preguiça,depois da morte de sua mãe ,junto com seus irmãos Jigue e Manape saem do meio do mato .No caminho encontra uma fonte misteriosa e fica branco.
Na cidade conhece a guerreira Ci, com quem tem um filho , Ci morre juntamente com o seu filho , deixando de herança para Macunaíma o muiraquitã uma espécie de amuleto indígena protetor , mas o talismã acaba ficando com Venceslau Pietro Pietra , Macunaíma decide recuperar o muiraquitã e depois de muitas tentativas acaba conseguindo .
E volta para o mato com seus irmãos e vários eletrodomésticos trazidos da cidade ,sem utilidade, Manape e Jigue acabam se cansando da preguiça