pre historia resumo
Apesar da variação quando a exatidão de data, a Pré-História inicia há aproximadamente 3,6 milhões de anos. Termina com o surgimento da escrita, há 4 mil anos.
Características: o estilo de vida nômade fez com que estes seres humanos – a partir da África – criassem redes de migrações para outras regiões do planeta.
O termo Pré-História é utilizado para fins de periodização, isso porque a História começa com o surgimento do primeiro ser humano. Povos ágrafos, ou seja, sem escrita, é um dos termos utilizado por alguns estudiosos ao fazerem referência ao período.
A Arqueologia e a Paleontologia estudam esse período a partir dos fósseis e de instrumentos, desenhos, restos de habitações e outros vestígios da vida humana.
Quanto a origem do ser humano, há duas principais vertentes: o Criacionismo e o Evolucionismo.
O Criacionismo: concepção religiosa, baseada na ideia da criação do ser humano por um ser divino.
O Evolucionismo: concepção ciêncífica, baseada nos estudos de Darwin sobre evolução humana.
O evolucionismo não defende a ideia de que o ser humano evoluiu do macaco. Ambos tiveram um ancestral comum, mas seguiram caminhos evolutivos diferentes.
As principais etapas da evolução humana são:
Australopiteco: ancestral mais antigo do ser humano.
Homo Habilis: inventou as primeiras ferramentas.
Homo Erectus: Sabia utilizar alguns instrumentos feitos de pedra e era um hábil caçador.
Homo Sapiens Neanderthalensis – ou Homem de Neandertal: já tinha preocupações espirituais e noção da morte.
O Homo Sapiens: Já era um artesão habilidoso e os seus utensílios eram melhores e mais eficientes do que todos os outros feitos anteriormente.
A Pré-História foi dividida em três fases (de acordo com o material utilizado pelos primeiros humanos na fabricação de suas ferramentas):
O Paleolítico (Idade da Pedra Lascada): Os indivíduos deste período fabricavam a maior parte dos utensílios com pedras - os seres humanos eram nômades -