Manifesto comunista
SOCIOLOGIA GERAL
Maurizete pimentel loureiro duarte
revolução dos bichos
Vila Velha
2012
Lara helena da rocha souza
revolução dos bichos
Resenha apresentada a Universidade Vila Velha-ES como requisito obrigatório para avaliação na disciplina de Metodologia Cientifica. Profª. Mª Maurizete Pimentel Loureiro Duarte.
Vila Velha
2012
“Revolução dos Bichos”, é o segundo livro mais famoso de George Owell. O livro é uma crítica a ditadura stalinista, cada animal que morava na fazenda, se for bem analisado, pode ser associado a algum personagem da Revolução Russa.
Tudo começa quando o Major, um porco, percebe que ele vai morrer, então ele resolve fazer uma reunião com os bichos da granja do solar, ele começa a contar sobre um sonho estranho que ele tinha tido, porém antes de começar a contar sobre seu sonho, o Major falou da parceria que existia entre os animais, que todos os animais eram iguais e que tudo de ruim que acontecia com eles, era culpa da tirania dos homens. O Major fala que os homens não produziam nada e mesmo assim se achavam no direito de mandar nos animais, como fazia o dono da granja, o Sr. Jones. Logo após falar isso, o Major finalmente começa a contar sobre seu sonho, ele tinha o sonho de uma sociedade sem diferenças e sofrimentos. E fala também que todos os bichos deveriam lutar pela liberdade. Depois de alguns dias após a reunião, o Major acaba morrendo e deixam todos os bichos querendo e desejando a liberdade. Já que o Major tinha falecido, a responsabilidade de organizar a rebelião contra os homens, ficou por conta dos porcos, que eram os animais mais inteligentes. Mas tinham dois porcos que se destacavam-se mais, o Napoleão e Bola de Neve. Bola de Neve tinha mais simpatia e se comunicava melhor, mas quem tinha mais prestigio