A inovação organizacional
Atividades internas
Mudança na organização interna de uma empresa pode ser, por exemplo, a implementação de novo métodos para registro, coordenação e aprimoramento de rotinas, procedimentos, normas e banco de dados para a gestão das atividades internas.
Foi o que fez o casal Lindolfo e Elza Martins, donos da rede de franquia Multicoisas. Na hora de expandir o negócio, os empresários optaram por franquiar o modelo de negócio que tinha criado, ao invés de criar filiais. Para gerir a rede, desenvolveram um sistema (software) de gestão que interliga todos os franqueados e onde mantém todas as informações de interesse da rede, como desempenho de cada loja, contatos de fornecedores e informações sobre o centro de distribuição.
“É tudo eletrônico, e isso facilita demais e dá competitividade à pequena loja, que pode cuidar dos seus clientes e funcionários.”, destaca Lindolfo.
Um sistema de gestão como o da Multicoisas, que vende conveniências para o lar, serve como a memória da empresa e tem sido utilizado por número crescente de empresas. Funciona ainda como fonte de parâmetro para a produção e oferta de serviços. Isso é conhecimento acumulado, tão necessário para o bom desempenho dos empregados e capacitação de novos colaboradores e parceiros.
Programas de aumento de produtividade também são formas de inovar na organização da empresa. As fábricas normalmente utilizam bastante esta estratégia: lançam programas como o “fábrica enxuta” ou o “fábrica ágil”, meios de capacitar o funcionário para melhorar a