Historia das artes
A arte foi utilizada em Roma como demonstração da grandeza mudando a imagem da capital e do resto das cidades das cidades, os romanos dedicavam apreços pelas obras naturalistas, proporcionadas da ES tatuaria grega, copiavam as obras gregas pois eram impossível transportar as obras mais valiosas de Fidias, se tornando uma arte com falta de originalidade.
A pintura: ligada a arquitetura, sua finalidade era decorar, na época da republica as famílias patrícias interessadas em exibir sua riqueza mandavam fazer imitações das decorações de templos e palácios, chegando a similar nas paredes e portas entreabertas que davam acesso a aposentos inexistentes através de efeito ótico, utilizavam também o mosaico.
A arquitetura: Proporções gregas, abobadas com etruscos, os arquitetos dispunham de dois novos materiais de construção, o concreto armando praticamente indestrutível e o ladrilho que permitia uma grande versatilidade.
Arte Egípcia: Através de pinturas, gravados em muros e esculturas de templos funerários.
Arquitetura: As pirâmides são o paradigma da arquitetura com suas técnicas de construção que até hoje continuam sendo estudadas. Se deve ao arquiteto idealizador das pirâmides a substituição do barro pela pedra que era mais apropriado para a conservação dos corpos.
Escultura: Baseada na eternização do homem, estatuas de barro que eram produzidas, copiando os nobres e faraós quando da sua morte, as estatuas representavam a nova arquitetura imperial com a pureza das formas e aperfeiçoamento das técnicas, um exemplo é o retrato tridimensional, Ourivesaria;