Conceito de inovação organizacional
Não é por acaso que as mais conceituadas empresas e nível mundial (Nokia, Apple, Microsoft, Sony, Google) têm uma forte característica em comum: a inovação. Existem vários tipos de inovação em empresas. Os vários tipos de inovação organizacional:
-Inovação do produto: É a introdução de um bem ou serviço novo, francamente melhorado em relação à suas características iniciais, como por exemplo melhoria no software ou na interface com o utilizador, novos componentes ou subsistemas, exemplos de inovação de produto, são por exemplo os tele móveis com câmara fotográfica, redes sem fios incorporadas nos portáteis, medicamentos novos melhorados, etc.
-Inovações do processo: Que afetam a forma de fazer ou de organizar, tanto do processo produtivo, como das atividades complementares. Pode efetuar-se através da renovação das máquinas e equipamentos para aumentar a performance, podendo também passar pela reorganização da cadeia produtiva, a descentralização e subcontratação de algumas tarefas do processo produtivo, a gestão dos stocks, etc. São exemplos deste tipo de inovação Scanners/computadores portáteis para registro de bens e inventário, Sistemas de localização através de GPS para veículos de transporte.
-Inovação de marketing: É a implementação de um novo conceito ou estratégia marketing que difere significativamente dos métodos de marketing existentes na empresa e que não foi usado anteriormente. São consideradas as alterações significativas no design ou na embalagem do produto, na distribuição de produtos, na promoção de produtos ou na política de preços. Temos como exemplos de inovação de marketing qualquer método de marketing (design/embalagem do produto, distribuição de produto, política de preços e promoção de produtos), desde que utilizados pela primeira vez pela empresa;
-Inovação organizacional: São mais amplas e visam uma melhor articulação e coordenação no interior das empresas, exige novas