Manifestações de Junho 2013
Período: Junho de 2013 – Julho de 2013
Local: Brasil
Causas: Aumentos nas tarifas de transporte público, transporte público insuficiente e de má qualidade, repressão policial violenta aos protestos, serviços públicos (em geral) de má qualidade, gastos públicos exorbitantes em grandes eventos esportivos internacionais e taxas elevadas de corrupção política e impunidade.
Objetivos: Democratização da mídia, diminuir o valor ou eliminar a cobrança das tarifas de transporte público, sistemas de transporte público de boa qualidade e que atendam toda a população, melhor gestão dos gastos governamentais e serviços públicos eficientes, impedir a aprovação de projetos como a "cura gay"6 7 8 e as PECs 37 e 33 no Congresso Nacional.
Junho 2013:
As manifestações de junho tiveram duas fases demarcadas por características distintas, ambas organizadas online, através da rede social Facebook, mas principalmente via Twitter, pelo Livres (MPL) e focadas em solucionar o aumento dos preços das taxas de transportes anunciadas.
Na primeira fase vemos um não apoio da mídia, pouca participação da população e muitos conflitos violentos entre os manifestantes e a polícia, e um foco quase exclusivo na questão do valor do transporte. No segundo momento, há uma grande cobertura da mídia, volumosa participação popular, além de aceitação de uma parcela maior da população, menos repressões policiais e atendimento de exigências quanto ao transporte.
17 DE JUNHO:
Uma data que provavelmente vai ficar para história. Foi quando cerca de 100 mil pessoas se reuniram no Rio de Janeiro em um protesto que se iniciou contra o aumento das passagens de ônibus municipais. A multidão ocupava importantes vias da capital fluminense, como a Avenida Rio Branco, onde houve chuva de papel picado. Em frente à Biblioteca Nacional, foram distribuídas flores aos policiais. Porém, houve confronto em frente à Assembleia Legislativa, onde 80 policiais se