Obesidade
OBESIDADE: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS EM CRIANÇAS E
ADOLESCENTES
Flavia Hernandes, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR - Maringá, Paraná Brasil
Meire Pereira Valentini, Ubiversidade Estadual de Maringá - UEM - Maringá, Paraná –
Brasil
RESUMO
A obesidade é definida como um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento de massa adiposa no organismo, refletindo em um aumento de peso corpóreo.
Um dos métodos mais utilizados para indicar riscos relacionados ao excesso de peso corporal é o Índice de Massa Corporal (IMC) e quando se trata de crianças e adolescentes, deve-se levar em conta a faixa etária analisada. O trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica no qual foi realizado um levantamento de material de estudo, tendo como objetivo estudar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. Estudos demonstram que a atividade física é um mecanismo eficiente que contribui na redução e manutenção do peso corporal, aliada a outros hábitos positivos à saúde. Assim, conclui-se que devido ao grande índice de obesidade na atualidade, recomenda-se a intervenção através da prática da atividade física como projeto de vida familiar, com a finalidade de estimular e conscientizar sobre a importância e os benefícios que a mesma proporciona.
PALAVRAS-CHAVE: Obesidade, Criança, Adolescente, Atividade física.
OBESITY: A CONCERN EACH DAY MORE COMMON FOR
CHILDREN AND TEENAGERS
ABSTRACT
Obesity is defined as a nutritional and metabolic disorder characterized by increased fat mass in the body, reflecting an increase in body weight. One of the methods used to indicate the risks related to excess body weight is the Body Mass Index (BMI), and when it comes to children and adolescents should take account of the age. The work is characterized as a literature in which a survey was conducted to study materials, in order to study the prevalence of overweight and obesity in children and adolescents. Studies show that