manifestação da atividade fisica
Tarefa: Ciclo 1
Nome: Ramon J. C. Honorato
RA: 1157036
Turma: DGEF1401VIT1YT
Parecer do Tutor:
A educação física da idade média e renascimento na época medieval predominavam os torneios e os duelos entre cavaleiros e cavalarias, que apesar de serem realizados de forma muito solene eram superviolentos, ainda mais com o armamento utilizado: lanças e espadas.
A preparação física intensa durante o período medieval foi à levada a cabo pelo cavaleiro feudal, que era preparado para guerra, torneios e etc. O motivo que a educação física atravessou uma grande crise no período que vai do século VI ao século XIV, foi por causa do espiritualismo imposto pela Igreja, que procurava priorizar a saúde da alma, condenava o orgulho da vida na terra e não valorizava nenhuma atividade físico-desportiva. O fato de o cristianismo associar, em geral, a violência dos espetáculos romanos, onde muitas vezes os crentes tinham sido sacrificados sob o Império Romano, à atividade física de caráter lúdico influenciou de forma negativa a imagem do desporto. Assim, o atletismo, por exemplo, que tinha sido à base da educação física na Grécia antiga, praticamente desapareceu na Idade Média.
Por isso, como expoente quase único da educação física pode citar-se o treino que os jovens recebiam para se tornarem cavaleiros, depois de passarem, desde crianças. Na sua preparação aprendiam esgrima, equitação, tiro, luta natação e outras habilidades físicas. Eram ensinados e depois de preparados eram realizados confrontos entre dois cavaleiros e torneios de verdadeiras batalhas que dois grupos de cavaleiros enfrentavam. Também adquiriram grande importância os jogos de bola.
Na Renascença, foi voltando à concepção dos gregos que era: uma educação para o homem de forma integral: o físico, o intelectual e a moral, retomando dessa forma o valor da atividade física. Após a Idade Média, o interesse que despertou a