politécnico
A poluição é um caso muito sério nos dias atuais. Com o passar dos anos a poluição tanto da água e do ar, quanto do solo, foi se agravando pelo simples fato da falta de orientação e cuidados com o meio ambiente no mundo em que vivemos.
Uma maneira eficiente de evitar que isso aconteça, primeiramente, seria preservar a natureza. Reciclando o lixo certo e não jogando-o no chão. Mas essa teoria infelizmente não se aplica à maioria dos seres humanos, pois se cada um fizesse a sua parte, hoje o mundo não estaria em caos.
Foram criadas várias campanhas e contribuições para remediar este caso tão sério no nosso dia-a-dia. Muitas destas campanhas foram levadas a sério, mas não se obteve o resultado esperado.
Outra causa importante deste acontecimento são as queimadas florestais. Muitas catástrofes estão acontecendo e a tendência é piorar, caso não sejam tomadas atitudes imediatas.
Esses problemas podem comprometer o futuro da nossa geração. Talvez não sintamos mudanças agora, mas com certeza as futuras gerações sentirão.
A poluição do solo provoca vários problemas ambientais, atingindo também outros segmentos do meio ambiente como, por exemplo, mananciais, rios, mares, lençóis freáticos, etc.
2. DESENVOLVIMENTO
A poluição do solo e causada pelo excesso de lixo jogado na rua, que pode trazer malefícios à sociedade.Os conhecidos "lixões", locais para onde eram levados os resíduos produzidos em uma cidade, e que hoje em dia são ilegais, constituem uma fonte de poluição do solo assim como os agrotóxicos e defensivos agrícolas que, se usados indiscriminadamente podem provocar a contaminação do solo.Com o uso excessivo de adubos sintéticos que normalmente contêm impurezas que podem contaminar o solo.Para a produção desses adubos a indústria de fertilizantes retira elevadas quantidades de nitrogênio do ar e fosfato das rochas.O emprego excessivo de fertilizantes gera um desequilíbrio ecológico.