Manejo e conservação
O tigre é um mamífero terrestre, assustador e muito veloz. Ele é um caçador hábil e sua pele listrada serve para se camuflar.
A pelagem do tigre tem como cor de fundo o amarelo claro, que pode variar até o tijolo. Existem tigres em que a cor de fundo é branca.
São caçadores noturnos e aproximam-se de suas presas em silêncio. Costumam viver e caçar sozinhos. Em geral, só os tigres mais velhos ou doentes atacam o homem.
A constituição dos tigres é muito semelhante com as dos leões. A única maneira de saber se um tigre é macho ou fêmea é pela companhia dos filhotes, já que apenas a fêmea cuida da cria.
Eles são tão fortes que arrastam grandes presas por longas distâncias, como um búfalo-indiano de 900 quilos, que precisaria de 14 homens fortes para arrastá-lo. Eles têm enormes mandíbulas, dentes grandes e afiados, andar macio e fortes garras. São ótimos nadadores e tem casos de tigres nadarem mais de 5 quilômetros. O tigre consegue saltar 9 metros de distância no chão.
Viviam nos países: Rússia, Sibéria, Irã, Cáucaso, Afeganistão, antiga Ásia Central Soviética, Índia, China, todo o sudeste da Ásia e Indonésia. Hoje em dia se encontram extintos de muitos países da Ásia e é um dos animais com maior risco de extinção.
Tipos de tigre: tigre-de-bengala, tigre-do-cáspio (extinto), tigre-da-china (ameaçado), tigre-da-sibéria (ameaçado), tigre-de-sumatra (ameaçado), tigre-de-java (extinto) e tigre-branco.
Comprimento: Varia de 1,42 a a 2,60 m, até a raiz da cauda. A cauda pode ter mais de 1 metro Altura: 90 a 100 cm Peso: 130 a 320 Kg
O tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos Felinos ou Felídeos. É um dos quatro "grandes gatos" do género Panthera. Os tigres são predadores carnívoros.
Etimologia
"Tigre" vem do iraniano, através do grego tígris e do latim tigre[1].
Características
Um macho adulto pesa, em média, trezentos quilogramas, tem 1,10 metros de altura na cernelha e 3,50 metros de comprimento