Resenha
UFSC
ENGENHARIA ELÉTRICA
PRODUÇÃO TEXTUAL
Resenha descritiva do capítulo 2 do livro Produção Textual.
Luíza Boldt Franco
12103410
Resenha Descritiva
Professora: Luciene Fontão
Novembro-2012
Florianópolis-SC
MOTTA ROTH, Désirée; HENGDES, Graciela Rebuske. Resenha In:___ Produção textual acadêmica. São Paulo, Parábola editorial, 2006. cap.2 p. 27-49.
Désirée Motta Roth, licenciada em letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1983),
Mestre em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(1990), Doutora em letras pela UFSC (1995) e Graciele Rebuske licenciada em letras-INgles
(1997) e Letras-Espanhol(1999) pela UFSM. Desirée e Graciele Rebuske são autoras do livro
Produção textual acadêmica.
O capítulo dois do livro Produção textual acadêmica trata sobre síntese sobre o conceito de resenha, um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Segundo Elaine Pereira Correa doutora em letras pela PUC-RS “Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião. O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros, filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero, pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa”, discordando da opinião da autora.
Enfoca na síntese de resenha, mostrando as etapas de como fazer o texto. As etapas são: apresentar, descrever, avaliar e (não) recomendar o livro. Cada passo é seguido de uma breve descrição e os passos a serem seguidos em cada etapa, a autora faz o uso de duas resenhas, sendo uma que faz o uso de apenas três passos e a outra de todos, mostrando que os passos não são uma regra que precisa necessariamente ser seguido a rigor, e sim um guia que auxilia a confecção da resenha. A linguagem usada é simples e didática, já que o livro é