MANEJO E CONSERVAÇÃO DA FAUNA E FLORA
Biodiversidade e riqueza ecológica Biodiversidade: variabilidade dos organismos vivos de todas as origens, abrangendo os ecossistemas terrestres, marinhos, e outros ecossistemas aquá7cos, incluindo seus complexos; e compreendendo a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Art.2 Convenção sobre Diversidade Biológica, 2002
Biodiversidade e riqueza ecológica “Unidade de conservação: espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com caracterís7cas naturais relevantes, legalmente ins7tuído pelo Poder Público com obje7vos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração ao qual se aplicam garan7as adequadas de proteção”.
Art 1º, I, SNUC (Lei 9985/00)
Diversidade: variedade de espécies de organismos vivos de uma determinada comunidade, habitat ou região. Riqueza: abundância numérica de uma determinada área geográfica, região ou comunidade. Equidade, equitabilidade ou igualdade: padrão de distribuição de indivíduos entre as espécies, sendo proporcional à diversidade, exceto se houver co-‐ dominância de espécie. Dominância: dominância de uma ou mais espécies numa determinada comunidade, habitat ou região.
Biodiversidade