Manejo e Conservação do solo
Aluno Henrique B. Barreto.
17/10/2014
Manejo e Conservação do solo.
Para obtermos um bom manejo e boas práticas de conservação é necessário conhecer as propriedades do solo e seus fatores. Os fatores a princípios pode ser analisado a partir da textura, cor do solo, comportamento de infiltração e se há presença de matéria orgânica (humús) além dessas características físicas análises mais detalhadas podem trazer informações relacionadas a química do solo, apontando assim suas necessidades especificas.
Quando temos acesso aos agentes formadores do solo podemos pré-definir as possíveis culturas a serem cultivadas, no entanto a calagem e a adubação podem tornar o solo mais fértil e assim aumentando as possibilidades do produtor. Práticas de auxílios como essas são úteis, porém devem ser feitas com cautela pois qualquer equivoco pode nos levar a diminuição da produtividade. Atualmente existem amplas possibilidades para que abandonarmos antigas práticas que empobreciam o solo, adubos orgânicos e pesticidas menos agressivos são bons exemplos para uma boa conservação do solo.
O manejo do solo deve ser feito levando em consideração três fatores as propriedades do solo, conhecer as possível culturas que podem ser plantadas e a boa disponibilidade de água (chuva e irrigação). Não basta o solo estar pronto com boa quantidade húmica, macro e micronutrientes e a disponibilidade de agua não for a adequada, visto que, muitas culturas não resistem a falta de água. Essa ligação de solo com água é bastante estreita pois assim como o solo depende da água, esse recurso mineral carece de boas práticas de conservação do solo evitando o emprego desordenado de Agrotóxicos.
Em suma, o uso medias de conscientização para bom do solo é essencial pois esse recurso natural já vem sendo muito degradado pela mal conduta no manejo. Entretanto ter uma boa utilização não é um dever apenas daqueles que