Manejo e conservação do Solo
MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS
Solo da Amazônia
Principais ocorrências dos Argissolos: Os solos com característica marcante de apresentar um aumento de argila do horizonte superficial A para o subsuperficial B.
Principais ocorrências dos Cambissolos: Solos que apresentam grande variação de profundidade, ocorrendo desde rasos a profundos.
Principais ocorrências dos Chernossolos: Solos pouco espessos, com horizonte superficial A do tipo chernozêmico (altos teores de matéria orgânica, cores escurecidas e boa fertilidade).
Principais ocorrências dos Gleissolos: Solos acinzentados típicos de áreas alagadas ou sujeitas a alagamento (margens de rios, ilhas, grandes planícies).
Principais ocorrências dos Latossolos: Solos muito intemperizados, profundos e de boa drenagem e grande homogeneidade ao longo do perfil.
Principais ocorrências dos Luvissolos Solo com horizonte B de acumulação, formado por argila de atividade alta - biassilitização; horizonte superior lixiviado.
Principais ocorrências dos Neossolos: Solos pouco evoluídos com ausência do horizonte B. Predominam as características herdadas do material comum.
Principais ocorrências dos Plintissolos Caracterizam-se pela presença de expressiva plintitização com ou sem petroplintita (concreções de ferro ou cangas).
ÁREAS ANTRÓPICAS NÃO-AGRÍCOLAS
Associados todos os tipos de uso da terra de natureza não-agrícola, tais como: áreas urbanizadas, industriais, comerciais, redes de comunicação e áreas de extração mineral.
Áreas Urbanizadas: compreendem áreas de uso intensivo. Incluídas as metrópoles, cidades, vilas, áreas de rodovias, serviços e transporte, energia,comunicações e terrenos associados, áreas ocupadas por indústrias, complexosindustriais e comerciais e instituições que podem em alguns casos encontrar-se isolados das áreas urbanas.
Extração mineral: atividade que inclui áreas de extração de substânciasminerais, como lavras, minas e lavra garimpeira ou garimpo.
ÁREAS