Manejo e Conservaçao de Solos RESPOSTAS
2. Em solos argilosos tem a influencia no ponto de aderência dos implementos agrícolas, principalmente nas maquinas de preparo de solo e de plantio, tendendo essa argila facilitar ou dificultar o trabalho das maquinas. Logo, quanto maior o teor de argila no solo, maiores são as dificuldades para o trabalho mecanizado, isso porque será maior a resistência no tracionamento do maquinário que irá revolver o solo. Este solo com alto teor de argila irá diminuir os dias úteis para o trabalho no solo em dias chuvosos, ocasionando atolamentos devido ao alto grau de compactação.
3. O manejo quando não executado de forma correta acaba não tendo uma proteção adequada do solo acaba interferindo na física, química e biologia do solo, levando um maior gasto com fertilizantes, elevando o custo de produção, dentre outros custos. Não tendo um conhecimento direito da área pode ser feito uma má escolha no cultivo. Um exemplo de uma má pratica de manejo é um de queimadas para o preparado do solo, deixando o solo mais pobre.
Para uma boa prática de Manejo e Conservação de solo, deve ser utilizado um conjunto de técnicas, tendo como finalidade a proteção do solo e levando em conta uma melhor produção das culturas. Deve-se levar em conta um aumento da potencialidade dos solos, como o controle de suas propriedades e características e um bom controle de erosão. Então para um manejo adequado o ideal quando possível é: rotações de culturas usam de adubos verdes, utilização de uma fertilização, irrigação correta e fazer o estudo para o melhor cultivo da área. Nessa pratica de manejo deve levar em conta a conservação dos solos em que o aumento da produtividade não ocorra a degradação das propriedades físicas, químicas ou biológicas do solo; levando a redução do consumo de fertilizantes e corretivos, possibilitando uma produção mais econômica.
4. A subsolagem tem como objetivo a redução da densidade do solo e a resistência a penetração de raízes, levando ao aumento da permeabilidade e