Mandriva linux
O
Mandriva Linux 2011
Desenvolvedor
Mandriva
Modelo do desenvolvimento
Software Livre
Lançado em
23 de julho de 1998 (16 anos)
Versão estável
2011.0 (Hydrogen) / 29 de agosto de 2011; há 161 semanas e 2 dias
Versão em teste
'cooker' /
Língua natural
Multilíngue
Família
GNU
Núcleo
Linux
Método de atualização urpmi Gerenciamento de pacotes
RPM
Interface
KDE
Origem comum
Portal do Software Livre
Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade. Nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.
A Empresa Francesa Mandriva dedica-se à distribuição e suporte do Sistema Operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil; o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva. A Mandriva também possui um escritório em San Diego, nos Estados Unidos. O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribuidores pelo mundo e seu público-alvo engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários mais experientes.
A empresa começou suas atividades em 7 de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira Conectiva SA. No mesmo ano, a Mandriva adquiriu também os ativos da Lycoris, responsável por outra distribuição Linux homônima, nos Estados Unidos, para usuários domésticos.
É distribuída através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.
Características
As principais características do Mandriva Linux são:
Internacionalização
O idioma é escolhido no momento da instalação. São 74 idiomas disponíveis, entre eles o português brasileiro e o português europeu.
Problemas
O Linux Mandriva quando pirata (PowerPack pirata) não possibilita a adição de mídias específicas de software proprietário dessa versão, impossibilitando a atualização