Mandriva conectiva
A Conectiva foi fundada em 1995, por um grupo de profissionais experientes em tecnologia, principalmente no sistema operacional UNIX, e tornou-se a pioneira na distribuição de Linux e código aberto em português, espanhol e inglês para toda a América Latina. Iniciou suas atividades com o nome de Conectiva Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas Ltda. Em 25 de Outubro de 1999, com a entrada de recursos de investidores, a empresa transformou-se numa sociedade anônima passando a utilizar a razão Social Conectiva S.A.
Além de uma distribuição Linux personalizada para o mercado latino-americano, a Conectiva desenvolveu uma série de produtos e serviços adicionais para o mercado de código aberto, incluindo livros, manuais, software adicional com ferramentas Linux, sistemas embarcados, OEM, kits de treinamento e a revista do Linux. A empresa tem prestado serviços de consultoria, treinamento e suporte técnico em toda a América Latina através de centros de atendimento próprios e de parceiros certificados.
Em 2005 foi anunciada a sua aquisição pela francesa MandrakeSoft, que no mesmo ano passou a operar com o nome Mandriva e a sua distribuição como Mandriva Linux. A subsidiária brasileira atua como Mandriva Conectiva.
A Mandriva é uma das poucas distribuições Linux com presença global.
A empresa atende tanto o mercado corporativo (empresas, organizações governamentais e instituições educacionais) quanto o mercado de consumidores.
Para o consumidor, a Mandriva desenvolve distribuições Linux: Mandriva One, a distro leve, segura e fácil de usar, Mandriva Free, a distro Linux