Linux Mandriva
Mandriva
O sistema
Linux e tem sede em Paris, mas tem também um centro de desenvolvimento em Curitiba conhecido como Mandriva Conectiva. É distribuído através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.
Características
Algumas características inerentes ao Mandriva Linux são: o idioma é escolhido no momento da instalação, são 74 idiomas, entre eles o português brasileiro e o europeu; se for uma versão pirata, não possibilita a atualização das mídias de software proprietário; permite configurações usando tanto o modo gráfico quanto comandos de texto.
Fábio Silva, Felipe Silva e Vinicius Rodrigues – Ti 4
Versões
O Mandriva Linux vem atualmente em três versões: One, Free e PowerPack.
One: Esta versão traz uma interface gráfica atraente, simples, uma prática ferramenta de atualização e instalação de softwares e é disponibilizada em cd. É um sistema totalmente funcional e inclui alguns aplicativos de código fechado, como Java, Flash Player com plugin no navegador, drivers de vídeo nVidia, ATI, drivers Wifi, codecs de multimídia entre outros. Funciona a partir do cd sem precisar instalar no disco rígido.
Free: O Mandriva Free é a versão “pura”, conta somente com software livre, graficamente é muito parecido com o One, tem uma interface limpa e intuitiva, está disponível em 1 DVD. A instalação é simples e você escolhe qual interface quer usar, entre KDE, GNOME, XFCE e pode optar por uma instalação personalizada, instalando somente os programas desejados. Se você usar a versão Mandriva
Free, adicionar repositorios de programas é indispensável se você quiser coisas como Java, Flash Player, drivers Nvidia, drivers para wireless, codecs multimidia e programas de código fonte fechado em geral, isso é muito fácil de se fazer no Mandriva Linux, bastando