Trabalho Mandriva Linux
ALUNOS :
BRUNO RAFAEL
CÍCERO JANÁILSON
TURMA: 2TMA
ANDERSON OLIVEIRA
CAMILO JOSÉ
BLOCO: D
SALA :117
Mandriva Linux História
Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade. Nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a brasileira Conectiva.
A empresa começou suas atividades em 7 de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira
Conectiva SA.
É distribuída através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.
Mandriva Linux
Características
Internacionalização
O idioma é escolhido no momento da instalação. São 74 idiomas disponíveis.
Problemas
O Linux Mandriva quando pirata (PowerPack pirata) não possibilita a adição de mídias específicas de software proprietário dessa versão.
Instalação
O instalador do Mandriva Linux é possivelmente um dos mais amigáveis entre as distribuições Linux da atualidade, o Mandriva Linux dispõe de programas para manutenção do sistema chamados de Drakes. Entre eles o
Drakx11, para configurar a placa de vídeo, DiskDrake, para configurar as partições de disco rígido, Drakconnect, para configurar conexões de rede e internet, Drak3d para configurar efeitos 3D.
Mandriva Linux: e suas 3 principais versões.
Disponibilizada em 2008.
One:
Voltado para o uso desktop, o Mandriva One foi um live-cd instalável que foi desenvolvido para diminuir a curva de aprendizado dos usuários que estão migrando do
Windows®. Esta versão traz uma interface gráfica atraente, simples, uma prática ferramenta de atualização e instalação de softwares e foi disponibilizada em cd.
Free:
PowerPack: A versão paga trazia os codecs multimídia fluendo e tudo que você precisava sem ter que pegar nada da web, era uma versão que englobava as principais funcionalidades das versões Free e One, também trazia vários programas extras como o