Linux mandriva
LINUX MANDRIVA
Ampére 2013
Mandriva Linux é uma das maiores distribuições Linux da atualidade, nasceu da fusão entre o antigo Mandrake Linux e a Brasileira conectiva.
A Empresa Francesa Mandriva dedica-se à distribuição e suporte do Sistema Operacional Mandriva Linux, tem sua sede administrativa em Paris e um centro de desenvolvimento em Curitiba no Brasil; o laboratório brasileiro recebe o nome de Mandriva Conectiva. A Mandriva também possui um escritório em San Diego, nos Estados. O Mandriva Linux conta também com um grande número de contribui dores pelo mundo e seu público-alvo engloba usuários iniciantes no mundo Linux assim como usuários mais experientes.
A empresa começou suas atividades em sete de abril de 2005 ao juntar os ativos da empresa francesa Mandrake e a brasileira Conectiva SA. No mesmo ano, a Mandriva adquiriu também os ativos da Lycoris, responsável por outra distribuição Linux homônima, nos Estados Unidos, para usuários domésticos.
É distribuída através da licença GNU GPL e é possível baixar em imagens ISO, funcionando também como Live CD. A primeira versão foi baseada no Red Hat Linux, versão 5.1, e utiliza a interface gráfica KDE.
Características: As características apresentadas através do Mandriva são:
Internacionalização: O idioma é escolhido no momento da instalação, são 74 idiomas disponíveis.
Problemas: O Linux Mandriva quando pirata não possibilitam a adição de mídias especificas de software proprietário dessa versão, impossibilitando a atualização dos mesmos.
Instalação, controle e administração: O instalador do Mandriva é um dos mais amigáveis da atualidade, nele configurações pode ser realizado tanto em modo gráfico ou texto, ele dispõe de programas para manutenção do sistema chamados brakes.
Versões do Mandriva: One, Free e Power Pack.
One: Voltado para o uso desktop, esta versão traz uma interface gráfica atraente, simples, uma pratica ferramenta de