Linux Mandriva
Neste trabalho abordaremos alguns tópicos referente ao sistema operacional LINUX MANDRIVA, sendo eles:
Histórico
Características
Versões
Distribuições
História
A primeira versão era baseado no Red Hat Linux (versão 5.1), com o ambiente gráfico K Desktop Environment e foi lançada em 1 de julho de 1998. Desde então distanciou-se da distribuição da Red Hat e tornou-se numa distribuição completamente separada de direito próprio. O Mandriva agora inclui várias ferramentas originais, maioritariamente para facilitar a configuração do sistema. O Mandriva Linux foi uma ideia de Gaël Duval, que pretendia focar-se na facilidade de utilização para novos utilizadores.
Duval tornou-se co-fundador da Mandrakesoft, mas foi demitido da companhia em 2006, juntamente com muitos outros funcionários. Mais tarde anunciou à NewsForge que iria processar a Mandriva por "despedimento abusivo". A 8 de maio de 2010, a Mandriva anunciou que, devido a dificuldades financeiras, a companhia se encontrava à venda.
Em 18 de setembro de 2010, devido à incerteza financeira e a demissões na Edge-IT, uma subsidiária da Mandriva que empregava muitos dos funcionários da companhia que trabalhavam na distribuição Mandriva, foi anunciada uma bifurcação da Mandriva, a Mageia.
Alterações de Nome
Desde a sua conceção até ao lançamento da versão 8.0, a Mandrake deu o nome de Linux-Mandrake à sua distribuição de proa. Entre a versão 8.1 e a 9.2, o nome da distribuição foi invertido para Mandrake Linux. Em fevereiro de 2004, a MandrakeSoft perdeu um processo em tribunal para a Hearst Corporation, proprietárias da King Features Syndicate. A Hearst afirmava que a MandrakeSoft infringira os direitos de marca da King Features sobre o personagem Mandrake o Mágico. Como precaução, a MandrakeSoft renomeou os seus produtos removendo o espaço existente entre o nome da marca e o nome do produto, e alterando a primeira letra do nome do produto para minúscula, criando, assim, uma