Mandado de segurança
Associação Criança Feliz, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com sede à ..., n. ..., bairro ..., cidade ..., estado ..., representada neste ato pelo seu diretor, através do seu Advogado que esta subscreve (instrumento de mandato incluso ), com escritório à ..., n. ..., bairro ..., cidade ..., estado ..., onde receberá as intimações nos termos do artigo 39 do CPC, vem com fundamento nos artigo 5o., inciso LXIX da Constituição Federa, artigo 1o. e seguintes da Lei 12.016/09l e artigo 282 do Código de Processo Civil, impretar o presente MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR, contra ato ilegal e abusivo do Ilustríssimo senhor Delegado da Receita Federal do Brasil, ou que lhe faça as vezes no exercício da coação impugnada, agente público vinculado a secretaria da receita Federal do Brasil, entidade da Administração Pública com endereço à ..., n. ..., bairro ..., estado ..., pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidas :
I - Dos Fatos
A Impetrante é entidade de assistência social sem fins lucrativos e tem todas as suas operações financeiras destinadas as suas atividades existenciais.
A impetrante foi surpreendida com a publicação da portaria ministerial N. ..., do Ministério ..., a qual determina a incidência de IOF - imposto sobre operações financeiras sobre as operações de crédito, câmbio e seguros das entidades de assistência social sem fins lucrativos.
Por entender que tal exação é ato abusivo e ilegal por parte da Coatora, não restou outra alternativa a Impetrante, senão a impetração do presente mandamus.
II - Do Direito