Mancais e rolamentos
Mancal é um suporte de apoio de eixos e rolamentos que são elementos girantes de máquinas.
Os mancais classificam-se em duas categorias: mancais de deslizamento e mancais de rolamento.
Mancais de deslizamento
Mancais de deslizamento- São concavidades nas quais as pontas de um eixo se apóiam. Por exemplo, as duas concavidades existentes nos blocos onde as pontas de um eixo se apóiam são mancais de deslizamento.
Mancais de rolamento
São aqueles que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apóia. Quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinados dentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferas ou rolos inseridos entre um eixo e um bloco, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos.
APLICAÇÃO DE ROLAMENTOS
O arranjo de rolamentos, num elemento de máquina, pode ser feito de vários modos. É comum usar dois rolamentos espaçados a certa distância. Estes rolamentos podem ser alojados numa mesma caixa ou em duas caixas separadas, sendo a escolha feita com base no projeto da máquina e na viabilidade de empregar caixas menos onerosas.
A maioria das caixas padronizadas é construída para alojar um rolamento. Também são fabricadas caixas padronizadas para dois rolamentos, embora em menor quantidade.
ANÁLISE DE ROLAMENTOS:
Como verificar as condições de um rolamento:
O comportamento do rolamento pode ser verificado pelo tato e pela audição. Para checar o processo de giro, faz-se girar o rolamento, lentamente, com a mão.Esse procedimento permitirá constatar se o movimento é produzido com esforço ou não, e se ele ocorre de modo uniforme ou desigual.
Na verificação pela audição, faz-se funcionar o rolamento com um número de rotações reduzido. Se o operador ouvir um som raspante, como um zumbido, é porque as pistas do rolamento estão sujas; se o som ouvido for estrepitoso, a pista apresenta danos ou descascamento; se o som ouvido for metálico, tipo silvo, é sinal de pequena folga ou falta de lubrificação.
A