mancais e rolamentos
2.1. MANCAIS
Dispositivo fixo fechado, em geral de ferro ou de bronze, sobre o qual se apóia um eixo girante, deslizante ou oscilante. Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a comportar um eixo (móvel ou fixo). Os mancais devem ser montados dentro de um alinhamento preciso, para não trabalhar em um regime forçado e, conseqüentemente, não causar danos ao equipamento.
2.2. CLASSIFICAÇÃO
Existem dois tipos de mancais mais utilizados, os mancais de deslizamento e os de rolamentos.
Os mancais de deslizamentos são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita o superaquecimento dos equipamentos expostos ao atrito.
Os mancais de rolamentos são utilizados quando é necessário maior velocidade e menor atrito pois é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes.
2.3. MANCAL DE ROLAMENTO
Este tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito. Quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito denominado de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles limitam as perdas de energia produzidas pelo atrito.
O comportamento do mancal de rolamento pode ser verificado através do tato e da audição. No entanto, para fazer a avaliação do processo de giro, é necessário girar o rolamento lentamente através do tato, isso permite constatar se o movimento está tendo dificuldades para girar ou não. Já na avaliação pela audição é necessário que o rolamento gire através de rotações reduzidas, levando em consideração o ruído emitido que se classificam como: raspantes, estrepitoso ou metálico; se isto ocorrer é porque as pistas estão sujas, descascadas, com folgas ou com falta de lubrificação.
2.3.1. TIPOS DE