Mancais de Rolamento
Rolamento
Nomes: Felipe Aleixo, João Pedro, Rafael Tavares, Pedro Xavier,
Matheus Neves, Victor André.
Características visuais
Propriedades
Mancais de rolamento são elementos de máquinas mais complexos, feitos de dois anéis. Um deles permanece estático em relação ao outro e entre eles rolam esferas ou rolos, fazendo com que o atrito entre eles seja de rolamento. Normalmente feitos de aço, mas também há rolamentos feitos com materiais plásticos.
Coeficiente de atrito baixo (0,001 a 0,02), mesmo quando o filme lubrificante ainda não foi formado.
Mancal é onde se apoia um eixo, girante, deslizante ou oscilante. Os três tipos de mancais de rolamento
As figuras abaixo representam os três tipos de mancais : esfera, rolete e agulha:
Mancais de rolamento esfera
Mancal de rolamento esfera é apropriado para rotações mais elevadas. A transmissão do anel com a esfera é precisa e desse modo a lubrificação é essencial, pois as esferas fazem seu movimento em um único caminho entre os anéis, permitindo o livre movimento do eixo.
Mancais de rolamento rolo
São elementos de máquinas com o formato de rolos cônicos, cilíndricos ou barriletes espalhados por todo centro entre os dois anéis como as esferas, mas somente permitem que os rolos fiquem fixos e utilizados quando se precisa de velocidades menores e cargas maiores.
Mancais de rolamento agulha
Os corpos rolantes que estão entre os anéis são de pequenos diâmetros de no máximo 5mm e comprimento 3 a 10 vezes maior que o diâmetro.
Estes são utilizados para mecanismos oscilantes em razão dos rolamentos de agulha terem alta rigidez, onde o espaço radial é limitado e a carga não é constante.
Resumo sobre mancais
Serve
de forma generalizada como apoio do rolamento.
Este tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito.
Quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito denominado de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que