Mancal de Rolamento
CENTRO DE CIÊNCIAS & TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA
MANCAL DE ROLAMENTO
GABRIEL ALMEIDA MACÊDO
TURMA 01 DE DESENHO DE MÁQUINAS, PROFESSOR JUSCELINO MARIBONDO
CAMPINA GRANDE
MARÇO DE 2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Mancais 4
Bibliografia 6
INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é a análise e a descrição de um mancal de rolamento não só como um todo, mas também especificando algumas de suas peças.
MANCAIS O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apoia um eixo. No ponto de contato entre a superfície do eixo e a superfície do mancal, sempre ocorre algum atrito. Dependendo da solicitação de esforços e desses atritos, os mancais podem ser de deslizamento ou de rolamento.
Mancais de Deslizamento Geralmente, os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada num suporte. Esses mancais são usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita superaquecimento dos componentes expostos ao atrito. As buchas são, em geral, corpos cilíndricos ocos que envolvem os eixos, permitindo-lhes uma melhor rotação. São feitas de materiais macios, como o bronze e ligas de metais leves.
Mancais de Rolamento Quando for exigida uma velocidade maior e com menos atrito (menos aquecimento), o mancal de rolamento é o mais adequado. Abaixo, alguns tipos de rolamento:
Os rolamentos limitam, ao máximo, as perdas de energia em consequência do atrito. São geralmente constituídos de dois anéis concêntricos, entre os quais são colocados elementos rolantes como esferas, roletes e agulhas. Outros dados importantes sobre um mancal de rolamento, são:
Características dos rolamentos:
D: diâmetro externo; d: diâmetro interno;
R: raio de arredondamento;
L: largura.
Em geral, a normalização dos rolamentos é feita a partir do diâmetro interno