Man ray
Emmanuel Radnitzky mais conhecido como Man Ray, era fotógrafo, pintor e anarquista norte-americano. Qual foi o contexto histórico em que Ele viveu? Man Ray nasceu na Filadélfia dia 27 de agosto de 1.890, era filho de judeus-russos emigrados para os Estados Unidos. Ainda muito novo, em 1.913 mudou-se para Nova York onde estudou arquitetura, engenharia, artes plásticas e se projetou na pintura.
No ano de 1.915 conhece o pintor francês Marcel Duchamp,, com quem funda o grupo Dada Nova-Iorquino.
Man Ray em 1.921 junto com seu novo amigo e também pintor Marcel Duchamp, entram em um outro movimento ligado a arte. Este movimento é conhecido como Surrealismo.
Assim, ele percebe que esta arte é tudo, menos convencional. Nasce assim uma nova pintura, e uma nova escultura que utiliza processos com a associação livre de elementos muito diferentes daqueles ensinados nas escolas de belas artes.
Depois de um tempo, o pintor começa a trabalhar como fotógrafo para financiar a pintura e, com esta nova atividade, desenvolve a sua arte, arayographie que seria a raiografia, ou fotograma. São imagens abstratas, obtidas sem o auxílio da câmera, mas com a exposição à luz de objetos previamente arrumados sobre o papel fotográfico.
Ele ainda utilizou um outro processo para sua fotografia, o processo desolarização, expõe momentaneamente à luz durante a revelação, o papel fotográfico já imprimido, o que vem a alterar a imagem, e obtém assim um contorno escuro à volta de uma imagem, parece uma foto surrealista, ou seja, obtém-se uma silhueta em volta a sua volta. Algo diferente, fora do normal.
Não cansado de inovar, ele ainda foi cineasta, produziu filmes surrealistas como L’Étoile de Mer em 1.928 com auxílio da técnica da solarização, e em 1.949 mudou-se para a Califórnia para explorar possibilidades expressivas da fotografia, dando aulas sobre o tema. Seis anos depois, retorna à França, e em 1.963 publica a sua autobiografia chamada