Maitre
A origem da profissão de maître ocorreu na França, no século XIII. Trata-se de uma profissão que atravessou gerações e a cada dia ganha mais espaço e notoriedade nos bons restaurantes de todo o mundo.
A própria evolução e profissionalização vêm ocorrendo em todos os setores da sociedade, a sofisticação e o nível de exigência cada vez maior dos clientes, e a necessidade de maior eficiência e produtividade nos trabalhos realizados exigem sempre a presença de um líder ou chefe de setores específicos, dentro de uma organização.
O Maître é o profissional responsável pelo planejamento e supervisão do serviço de atendimento ao cliente, pelo auxílio na elaboração de cardápio, pela liderança e capacitação na brigada de serviços, recepção e acomodação do cliente, finalização de pratos e bebidas especiais, e pela garantia da qualidade de serviços visando à satisfação plena do cliente.
Não existe uma formação necessária para ser um maitre, porém é imprescindível que o profissional tenha concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau). A realização de cursos de especialização, workshops e treinamentos que capacitam o profissional para atender melhor os clientes ou convidados é muito importante. Tais cursos diferenciam o profissional e o destacam no mercado de trabalho.
São funções do Maître:
Acolher o cliente
Coordenar e administrar a equipe
Organizar e coordenar serviço especial
Apoiar a equipe
Cuidar da apresentação pessoal
Assegurar a satisfação do cliente
Representar e vender
Cuidar da segurança alimentar
Supervisionar a finalização do atendimento
Apoiar a administração
Participar da elaboração do cardápio
.
O profissional desse ramo também é muito analisado pela sua postura. Por isso, exige-se que o maître, principalmente na frente dos clientes, mantenha uma postura ereta e sempre elegante, ande sutilmente, com passos curtos, fale sempre em voz baixa, sorria discretamente, seja cordial, prestativo e atencioso com qualquer um, desde seus