A brigada do Restaurante
Brigada de salão na "Semana de gastronomia e cultura na França 2005" Jantar de Gala na escola de Hotelaria e Turismo de Saint-Quentin-en-Yvelines /
Paris. Em sete anos no Brasil percebo que temos grandes desafios na gastronomia para enfrentar, como por exemplo a qualidade do serviço prestado. Podemos ter contratado o melhor chef e a melhor equipe de administração, porém se o serviço do salão não for atento e rápido, o produto não chegará ao cliente com a qualidade desejada e o restaurante poderá sofrer muito e até fechar as portas.
Seguindo a minha tendência à educação, quero apresentar aqui mais um assunto importante na organização de um restaurante: a equipe do salão.
Como já havia comentado anteriormente no post da Brigada da cozinha, também pode existir no serviço de sala uma estrutura sólida e profissional que precisa ser estudada, padronizada e treinada.
Brigada de salão na "Semana de gastronomia e cultura na França 2005" Almoço universitário na escola de Hotelaria de La Rochelle - cidade localizada no meio do caminho entre Nantes e Bordeaux
No Brasil são conhecidos basicamente dois elementos da equipe de sala, o
“garçom” e o “maitre” que trabalham para servir a bebida e comida às mesas.
Dentre a minha experiência e as páginas de livros e internet, pesquisei mais sobre o assunto, segue abaixo o modelo francês e muito usado nos grandes restaurantes: O gerente geral (chef executivo) – Gerencia o setor alimentar de grandes redes como hotéis, caterings e restaruantes de alto nível.
Gerente de restaurante – Responsável pela gestão do restaurante como recrutamento, treinamento e controle de custo. Em estabelecimentos maiores, pode haver um assistente para esta posição, que viria substituir essa pessoa na sua ausência.
Maitre (ou Maître d’hotel) – Pessoa de maior responsabilidade pelo serviço de salão. Treina o pessoal de atendimento. Prepara a hormonização conforme o
menu