maioridade
2014
Artigo “redução da maioridade penal socioeducação não se faz com prisão”
O texto do conselho federal de psicologia e’ contrário a redução da maioridade penal, motivos para isso são os motivos para ocorrer a redução, pois já existe uma lei atualmente em que o jovem e’ julgado como maior de idade a partir dos 18 anos. Os argumentos dados pelo artigo para a não redução da maioridade penal são que reduzir a idade penal não irá reduzir a criminalidade, não ameniza o clima de violência no ambiente que vivemos, não irá acabar ou diminuir o medo social, ente outras coisas.
Maioridade penal aos olhos de Arthur Kaufman
Arthur fala no texto que cada vez mais a violência e’ frequente e banalizada nas grandes cidades e que hoje em dia a maior parte da população vê a violência como um dos problemas mais preocupantes atualmente.
O tempo máximo para menores de 18 anos ficarem internados e’ de 3 anos, mesmo se cometerem crimes hediondos como assassinatos e outros, pois o jovem e’ tratado como ingênuo até essa idade. Porem de acordo com Arthur o certo seria a idade penal ser tida a partir dos 16 anos, pois nessa idade o jovem já e’ tido como relativamente capaz.
Noticia “Cidadãos querem maioridade com 16 anos. Autoridades não”
Pesquisa feita com 300 moradores de Porto Alegre indica que quase 90% das pessoas concordam com a antecipação da maioridade penal, e que os menores infratores se beneficiam da idade para cometer crimes e não serem presos e que com a antecipação da maioridade penal ocorreria uma queda nas ocorrências de crimes cometidos por menores.
Aécio Neves defende a redução da maioridade penal para crimes hediondos
Aécio Neves defendeu em uma palestra no Fórum Empresarial de Comandatuba o fim da maioridade penal para crimes hediondos, ele diz que precisamos enfrentar a questão do aumento da criminalidade sem omitir informações o que segundo ele está ocorrendo no governo federal.
18 Razoes para a não