Maioridade Penal
É um fato a ser discutido diariamente, acredito que em nosso País não deve ser aprovada a redução da maioridade penal.
O problema da marginalidade é causado por uma série de fatores. Vivemos em um país onde há má gestão de programas sociais/educacionais, escassez das ações de planejamento familiar, pouca oferta de lazer nas periferias, lentidão de urbanização de favelas, pouco policiamento comunitário, e assim por diante.
Muitas crianças seguem esse caminho devido à mãe ter abandonado ou ate mesmo não ter atenção dos pais.
Crianças que vem de uma família que não tem estrutura na maioria das vezes, abandonam a escola para ajudar a mãe em casa, olhar os irmãos menores enfim a criança vendo tudo isso sua família passando necessidades acaba seguindo o caminho mais fácil acaba sendo seduzido pelo mundo do crime.
De onde vem dinheiro rápido e fácil, na maioria das vezes o único caminho certo é a fundação casa.
Mas não são somente essas crianças de classe social baixa que cometem crimes, muitos jovens de famílias ricas também se envolvem com esse mundo. Mas por quê? Muitos pais vivem para trabalhar e esquecem se de dar o mais importante que é carinho, afeto , amor a criança não recebendo isso de uma forma ou outra vai procura um jeito de chamar a atenção cometendo atos infracionais ou usando drogas.
A redução da maioridade penal só vai ajudar a “criar” mais marginais colocando uma criança dentro de um presídio com adultos só vai colaborar para aumentar o nível de crimes no Brasil.
Em algumas instituições Fundação Casa não tem devidas estruturas para resocializar nossos adolescentes e acabam se tornando um deposito de pessoas onde muitos deles saem piores de que entrou. Claro que não e culpa dos funcionários e sim do Estado onde deixa as crianças jogadas. Essa situação tem que mudar e sim investir nessas fundações.
Acredito que temos que investir em cursos técnicos para os jovens, educação, esportes mais escolas em tempo integral e aos finais de