Maior navio cargueiro
O nome do navio, Triple-E, vem de uma menção a três conceitos: “energy, efficiency e environmental protection” (energia, eficiência e proteção ambiental, respectivamente, em português).
As dimensões da embarcação são realmente impressionantes. Ela possui 400 metros de comprimento, 59 metros de largura e 73 metros de altura. Todo esse tamanho permite que o Triple-E carregue até 165 mil toneladas. Assim, ele poderia transportartoda a produção de soja dos EUA que será exportada para a China entre este ano e o próximo de uma só vez.
O Triple-E é 58 metros mais comprido do que o porta-aviões USS Enterprise — um dos mais famosos da Marinha dos EUA que possui 342 metros. Um Airbus A380 possui apenas 73 metros de comprimento e mais parece um brinquedo perto do cargueiro da Maersk.
Além disso, tanto o maior iate do mundo, o Eclipse, com seus 167 metros, quanto o submarino Typhoon, e seus 175 metros, passam bem longe da magnitude desse navio de carga. Ainda não está convencido das proporções anormais do Triple-E? Então você pode compará-lo a outras coisas. Que tal edificações? Se colocado “de pé”, ele seria maior que:
Cristo Redentor (38 metros);
Estátua da Liberdade (93 metros);
Big Ben (96 metros);
London Eye (135 metros); e
Empire State Building (381 metros até o telhado, sem contar a antena).
Apesar de assumir o posto de maior cargueiro, ele não será o maior navio da história: título que ainda é do superpetroleiro Knock Nevis, que foi desmontado em 2010 e media 58 metros a mais que o Triple-E.
Peso pesado
Como você deve imaginar, um brutamonte como o Triple-E não é um exemplo de “magreza”. Para a fabricação dele são