Arquitetura Naval
Professora: Tatiana Cunha
Trabalho sobre Compartimentos navais
Alunas: Elita Silva Lacerda Priscila Franco
Rio de Janeiro
2014
Compartimentos
São subdivisões internar de um navio.
Compartimentos estanques
São compartimentos limitados por um chapeamento impermeável. Um chapeamento ligado por rebites pode ser estanque à água e não ser a um gás ou ao óleo, porque estes penetram mais facilmente através das costuras; a palavra estanque, sem outra referência, indica impermeabilidade à água somente.
*Compartimento estanque = Cofferdam
Duplo-fundo (DF)
Estrutura do fundo de alguns navios de aço, constituída pelo forro exterior do fundo e por um segundo forro, colocado sobre a parte interna das cavernas.
O duplo-fundo é subdividido em compartimentos estanques que podem ser utilizados para tanques de lastro, de água potável, de água de alimentação de reserva das caldeiras, ou de óleo.
Tanque Compartimento estanque reservado para água, ou qualquer outro líquido, ou para um gás. Pode ser constituído por uma subdivisão da estrutura do casco, como os tanques do duplo-fundo, tanques de lastro, etc., ou ser independente da estrutura e instalado em suportes especiais.
A parte superior dos tanques principais de um navio-tanque não se estende de um bordo a outro, constituindo um túnel de expansão, isto é, um prolongamento do tanque no qual o líquido pode se expandir ao aumentar a temperatura. Desse modo evita-se o movimento de uma grande superfície líquida livre na parte superior do tanque, o que ocasionaria um esforço demasiado nas anteparas e no convés, e perda da estabilidade do navio.
Tanques de óleo
Os tanques de óleo são ligados à atmosfera por meio de tubos chamados suspiros, que partem do teto. Esses tubos permitem a saída de gases quando os tanques estão sendo cheios, e por eles entra ar quando os tanques estão se esvaziando.